O  C  O    

PROJETOS

website em construção  




Pavilhão na Casa França Brasil
EXPOGRAFIA

2016
Centro, Rio de Janeiro, RJ















A exposição "Pavilhão", proposta pela Casa França-Brasil, convidou treze instituições cariocas, dentre elas museus, galerias e espaços independentes.
Fazer ver as diversas visões da arte no cenário carioca atual, abrir a casa para a cidade e para atividades coletivas eram intenções fundamentais da curadoria.
Propusemos como estratégia de ocupação do espaço uma estrutura vazada, auto-portante, concentrada no centro do espaço expositivo de forma independente da casca-casa - reforçando a idéia de grande cobertura sugerida pelo título da mostra - e permitindo que as apropriações institucionais (extremamente variadas) pudessem ser vistas lado a lado de forma não hierárquica, como em um "gabinete de curiosidades".
A cada instituição foram oferecidos um módulo espacial de 2.20x3.00 metros e a possibilidade de escolha de tipos de expositores: mesa, painel branco, estrutura vazada e estante. Com isso, tivemos como resultado final uma combinação entre esses elementos.
A estratégia de ocupação concentrada buscou também a manutenção de um espaço livre ao redor da estrutura central. Para este espaço foram propostos alguns bancos e uma "rampa" - uma plataforma inclinada de 4,50x4,50 metros onde acontecerem grande parte das atividades educativas e performances.

















































Mark