O  C  O    

PROJETOS

website em construção  





Pavilhão Casa França-Brasil
EXPOGRAFIA



2016

Centro, Rio de Janeiro, RJ





A exposição proposta pela curadoria da Casa França-Brasil, uniu treze instituições cariocas — dentre elas museus, galerias e espaços independentes — a fazer parte de uma “exposição de exposições”.













O título dado de antemão à mostra pela curadoria, “Pavilhão”, toma partido da característica do espaço da CFB, um antigo pavilhão que abrigou a primeira “praça do comércio” da cidade. O projeto foi construído em 1819 por Grandjean de Montigny, arquiteto recém chegado ao Brasil pela Missão Francesa.






Para as etapa inicial do projeto, a curadoria não tinha a informação de que materiais seriam expostos por casa instituição. Propomos então a instalação de uma estrutura autoportante, independente da casca existente no centro do grande espaço da CFB . A estrutura seria composta por módulos menores, com expositores de tipos diversos (mesa, painel vertical, estrutura vazada e estante) que poderiam ser escolhidos pelas instituições, de acordo com o material que pretendiam expor. Foi enviado um manual às instituições com cada tipo de expositor, conformando uma área de 2.2 x 3 metros.









O resultado final desta proposta foi uma estrutura que combina os expositores escolhidos pelas instituições, de forma que se pudesse manter a permeabilidade visual do espaço do pavilhão.Essa estrutura vazada permitiu que as apropriações institucionais variadas pudessem ser vistas lado a lado de forma não hierárquica, como em um "gabinete de curiosidades".









A estratégia de ocupação concentrada da estutura libera as áreas ao seu redor. Para essas áreas foram propostos bancos e uma grande “rampa”: uma plataforma inclinada de 4,50x4,50 metros que, pelas sua característica aberta e convidativa, sediou diversas atividades educativas e performáticas.











Mark