INSTITUCIONAL

Museu Bispo do Rosário

2018
Taquara, Rio de Janeiro-RJ
EQUIPE Arquitetura Juliana Sicuro e Vitor Garcez. Larissa Monteiro (estagiária) Renders Fernando Bonini e Rodrigo Bocater




O Museu Bispo do Rosário é responsável pela preservação, conservação e difusão do trabalho de Arthur Bispo do Rosário e ocupa hoje um edifício administrativo do complexo hospitalar antiga Colônia Juliano Moreira. O projeto de arquitetura em questão possibilita o deslocamento de sua coleção e espaços expositivos para um lote que abriga o pavilhão do início do século XX onde Bispo viveu e trabalhou até o final de sua vida.

A nova sede do museu é composta de um conjunto de edifícios: o antigo pavilhão que será restaurado e destinado a exposições, uma casa do mesmo período que deve abrigar as funções educativas e administrativas e a nova reserva técnica. A inclusão dessa nova peça edificada possibilita a reordenação dos acessos ao terreno e a criação de um novo percurso que incorpora as áreas externa conformando circuito-experiência. As escolhas espaciais e construtivas do projeto procurar tensionar as ideias de interior/exterior, peso/leveza e elevação/rebaixamento de modo a evocar uma experiência de limite identificada com o confinamento e a loucura.
















Mark