EM CONSTRUÇÃO


CONTATO








Edifício Dois Irmãos

2015 — 2016





O Edifício Dois Irmãos é um edifício multifamiliar com 6 unidades residenciais localizado Copacabana, Rio de Janeiro.


O edifício estava desocupado há anos e seis famílias adquiriram suas unidades tencionando a remodelação do edifício.

Realizamos os projetos de arquitetura das áreas comuns, a coordenação dos projetos de instalações e estrutura e o acompanhamento de execução de obras.





















Frente da Travessa Santa Leocádia

O lote possui duas frentes - para as Travessa Santa Leocádia e a Rua Emílio Berla - o que conforma uma circulação lateral que conecta as duas ruas.







Frente da Travessa Santa Leocádia




Frente da Rua Emílio Berla


Fachada lateral / Corte esquemático com acréscimos




O projeto propõe a criação de áreas externas em todas as unidades: as do térreo ganham quintal pela delimitação de trecho da área comum; as do 1º pavimento anexam sacadas metálicas em balanço; e as do 2º pavimento ganham as áreas da cobertura através da retirada do antigo telhado.


Os materiais de acabamento utilizados buscam neutralidade. Os portões em perfis e chapa expandida de aço e as estruturas das sacadas e coberturas são pintados em cinza chumbo. As esquadrias dos apartamentos são de alumínio ou ferro pintadas de preto. O piso externo é coberto por lajota hidráulica antiderrapante e as circulações internas tem o piso existente recoberto por cimentício monolítico. Os muros externos recebem chapisco fino e pintura cinza e a fachada em branco gelo recebe um rodapé em granito cinza andorinha serrado.


A etapa final do projeto incluiu a execução de jardim em vasos na circulação lateral e nas jardineiras das janelas e o projeto de sinalização.

Circulação interna no 3º pavimento







 Planta do Térreo / Planta do 2º pavimento (unidades 301 e 302) 




Área externa da unidade 101












DATA
2015 — 2016

LOCALIZAÇÃO
Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

ÁREA CONSTRUÍDA
60 m²

CÁLCULO ESTRUTURAL
Eng. Rodrigo Affonso

EXECUÇÃO
EngMaia

FOTOS
Renato Mangolin



Mark